terça-feira, 1 de março de 2011

A Insatisfação do Homem Não Tem Limites

Se está sol, prefere chuva. E quando a chuva cai reclama que não está sol. Vai entender...

Já pensou se Deus fizesse tudo conforme as nossas vontades? Uma verdadeira bagunça iria se estabelecer. Isso porque nossas preocupações são momentâneas, pensamos muito mais no agora do que no amanhã.

O homem moderno esta mal- acostumado com tudo. E quer sempre as coisas na hora. Reclama que o dia só tem 24 horas, ou acha muito as 24 horas. Reclama que não dorme muito ou que dorme demais. Reclama quando tem algo para fazer e reclama quando não tem nada para fazer. A insatisfação do homem é intolerante e envolve todo o ser, condicionando-o a ser feliz conforme sua satisfação. Preferimos pagar um pouco mais para ter algo em menos tempo, do que esperar. A alimentação fast- food; as propagandas apelativas;queremos que a semente de hoje seja uma arvore frondosa amanhã; tudo ao alcance pela internet; conectado com o mundo em questões de segundos.

Tudo isso alimenta essa insatisfação do homem que desconhece limites para seus prazeres, vontades e desejos. Como tudo esta muito fácil hoje, nos esquecemos facilmente de nos satisfazer com as coisas simples, e nos prendemos com tanta facilidade ao agora que nem percebemos que tudo isso é vaidade. E que quando suprirmos algo hoje, já estaremos esperando resultados para o amanhã.

Os males, do nosso século, têm suas ‘humildes’ origens nessa insatisfação. Pela busca de sempre mais e mais o homem perde sua vida para ganhar dinheiro e gasta seu dinheiro para recuperar sua vida. Estresse. Depressão. Famílias destruídas e filhos criados por babás ou pela televisão. Logicamente, que as famílias que ainda estão inteiras, os pais tentam suprir sua ausência com presentes. E criam filhos ‘mal- amados’ que acham que a felicidade e a satisfação dependem do quanto ganham. Valores trocados. Pessoas iludidas. Males cada vez mais presentes e comuns ao nosso dia- a- dia.

É assim, corremos atrás do vento. O importante é estarmos satisfeitos. E esse é o problema, porque nunca estaremos satisfeitos o suficiente. O homem por si só sempre ficará insatisfeito. Esse buraco negro no coração e na alma do homem não pode ser preenchido com coisas terrenas.

Ec 6:7,11-12 “Todo trabalho do homem é para sua boca; e, contudo, nunca se satisfaz o seu apetite. É certo que há muitas coisas que só aumentam a vaidade, mas que aproveita isto ao homem? Pois quem sabe o que é bom para o homem durante os poucos dias da sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? Quem pode declarar ao homem o que será depois dele debaixo do sol?”

Is 55:2ª “Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz?”

Ec 4:4 “Então, vi que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja do homem contra o seu próximo. Também isto é vaidade e correr atrás do vento.”

A resposta para essa insatisfação vem descrita em Sl 37:4 : Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração.”


by:A.N.

Um comentário:

SMR The Six disse...

so true...

Preciso mesmo deleitar no tempo do Senhor...

boa palavra Froor..

=**