segunda-feira, 28 de março de 2011

Fogo Estranho

"O faz com que homens chamados para servirem diante e no altar do Senhor sejam consumidos diante do próprio Deus"

Esta é a história de Nadabe e Abiú, filhos de Arão. Juntamente com seu pai, foram chamados para oficiarem como sacerdotes no Tabernáculo; chamados e escolhidos pelo próprio Deus. Ex 28:1 “Faze também vir para junto de ti Arão, teu irmão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me oficiarem como sacerdotes, a saber, Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.” Arão foi o auxiliar de seu irmão, mais novo Moisés, na tarefa de tirar o povo do Egito. Arão esteve todo tempo ao lado de Moisés.

Bem verdade que, Arão teve seus momentos de fraqueza (Ex 32: 1-29) e (Nm 12: 1- 15); arrependeu-se e foi chamado e escolhido para oficiar no Tabernáculo. Sabe, esta passagem nos atenta para algo muito importante: ‘Não adianta ser chamado e escolhido, se não estivermos dispostos a obedecer aquele que nos chama.’ Nadabe e seu irmão Abiú, ‘male mal’ aparecem. Logo depois de serem colocados, com seu pai, para oficiarem como sacerdotes, pensaram que poderiam andar com as próprias pernas e em dois versículos a história deles, como sacerdotes, começa e termina. Lv 10:1-2 “Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, o que não lhes ordenara. Então, saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor.”

Preste atenção na ultima frase do versículo 1 “o que não lhes ordenara”.
Oficiar no Tabernáculo era algo lindo, um chamado poderoso. Um privilégio. Os levitas eram responsáveis pelo cuidado da Tenda , a responsabilidade deles ia desde limpar até a adoração (Nm 3:7-8). E uma coisa eles jamais poderiam fazer: desobedecer; deveriam seguir a risca o que o Senhor já havia determinado através do seu servo Moisés e isto seria por estatuto perpétuo. De geração a geração. (Ex 30:7-9)

Mas então: “O faz com que homens chamados para servirem diante e no altar do Senhor sejam consumidos diante do próprio Deus?”

Desobediência. Hoje, pela graça divina, não somos mais consumidos dessa maneira; mas nossa autoridade no Reino é consumida quando desobedecemos. Nadabe e Abiú estavam no serviço que Deus havia dado a eles, mas realizaram algo fora do propósito; desobedecendo assim a Lei de Deus. Já ouvi uma frase que diz assim: ‘ o que é certo se feito no tempo errado torna-se errado’ e vejo que ela resume de maneira bem fácil o ocorrido.

Muitas pessoas perdem o melhor de Deus e barram o seu crescimento por simplesmente acharem que já sabem muito, ou que porque o Senhor as colocou ‘aqui ou ali’ elas podem fazer o que bem quiserem. Nadabe e Abiú nem sequer consultaram as autoridades instituídas por Deus na terra que era seu pai, Arão, e Moisés, o servo de Deus. Esse erro fatal ainda atinge a muitos servos do Senhor. Uma pedra tão pequena no caminho que por vezes é ignorada e tratada de maneira comum. Erram em se acharem preparados o suficiente, erram em não reconhecer as autoridades na terra e como conseqüência perdem o foco, caem em meio a bajulações e resolvem acender o seu próprio incensário no momento errado. ´ É necessário que aprendamos a nos colocar no lugar que o Senhor tem nos posto sem nos esquecermos de que ele nos quer fiéis ( ICo 4:2 ).

Ser fiel é ser verdadeiro, digno de confiança é manter-se firme independente do tempo. É descansar em Deus ao ponto de seguir os seus mandamentos. É crer em Deus a tal ponto de reconhecer as autoridades por Ele instituídas e respeitá-las e honrá-las. É submeter-se ao Seu tempo. Quando isso acontece nosso foco permanece ajustado. Nosso olhar não fica embaçado. Nossos pés não caem em areia movediça. Nossas mãos permanecem livres para continuarmos exercendo nosso sacerdócio (Ap 5:10_ aqui uma metáfora aos cristãos que uma vez purificados dedicam suas vidas a servir a Ele).

Ofereça sempre, sacrifício de louvor (Hb 13:15). Ofereça-se como sacrifício vivo (Rm 12:1), deixe sua vontade própria no altar. Não perca o melhor de Deus por querer andar de sua maneira.

Honre suas autoridades.

Ouça o Senhor.

Obedeça!

[A.N.]

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei e estava precisando de um artigo como esse!! Uma vez li que: "obediência adiada é desobediência!". Maravilhoso o post, riquíssimo conteúdo, muito obrigado por mais uma vez ser usada por Deus pra me exortar. *-*

Rob