quarta-feira, 9 de março de 2011

"Deus te deu asas... Faça seu vôo"

Esse foi o tema do retiro de jovens desse ano. E creio que Deus ministrou de diversas maneiras em nosso meio. Até porque, sempre que o Espírito de Deus se manifesta, mesmo que todos ouçam a mesma coisa, é de maneira individual que Ele age; e de alguma forma aquela mesma palavra vem de encontro a minha necessidade que é totalmente diferente da sua necessidade.

O que me chamou a atenção nesta frase e ministra ao meu coração tem a ver com uma palavrinha chamada ‘Metanóia’. Metamorfose, uma transformação radical.

Em Ef 2:1-3 começa a nossa caminhada. Quando a palavra de Deus fala que ‘estávamos mortos em nossos delitos e pecados’ e que ‘éramos por natureza filhos da ira’, quero traduzir isso dizendo que ‘éramos lagartas’. (risos). Ao encontrarmos o Senhor e aceitarmos o seu plano para nossas vidas, entramos no casulo de Deus, onde passaremos pela maior transformação de nossas vidas. Como lagartas, contemplamos as coisas do alto, mas não entendemos, porque estamos limitados as coisas terrenas e sempre nos acharemos incapazes, insatisfeitos e terrivelmente limitados. Dentro deste casulo, teremos que deixar nossas vontades e tudo que nos lembra nossa velha natureza, tudo que nos fazia ser ‘lagartas’ deve ser deixado. É uma transformação dolorosa e que exige esforço; muito esforço. ( Lc 13:24 /Rm 12:2 / Hb 12:1 / Rm 7:23 / Gl 5:17)

Ef 4:22 “No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscência do engano.” No casulo a lagarta se desfaz do que lembra seu passado rastejante e limitado. Na cruz o homem se desfaz de tudo que lembra sua natureza pecaminosa.

O esforço e a dor continuam no momento de sair. Sentindo-se estranha, aquela velha lagarta, sente que o seu momento ali terminou e precisa sair. Fazendo um esforço sobremaneira doloroso, ela começa a romper aquela casa. Dói, mas se ela desistir ela morre. Mal sabe ela que quanto maior o esforço, mais bela ela será. Mas este é um mistério que ela não entende. Quando o homem vai para o seu casulo, a cruz, ele deve deixar tudo ali e permitir-se ser transformado, é doloroso ser corrigido, ter que esforçar-se por algo novo, deixar velhos hábitos... e um esforço ainda maior nos é proposto quando terminamos nosso processo de ‘metamorfose’. Sair e pregar o Evangelho, sendo um novo homem que não se corrompe por seu passado.

Sabe, quero resumir assim: “Você nasceu lagarta, mas fostes transformados... Deus te deu asas... faça o seu vôo.”

Você agora é completamente diferente do que era, não é mais limitado e tem um Deus que é por você, você tem asas! Agora você pode ir cumprir tudo que Ele planejou para sua vida. E quando as coisas ficarem tensas, lembre-se do esforço necessário para sair do casulo e que quanto maior o seu esforço por querer ser transformado, mais vibrante serão as suas cores; ou em outras palavras: mais forte você sairá!

Não queira ser uma borboleta que vive como lagarta. Você não foi feito para ciscar como galinha, mas para voar mais alto como águia! As asas Ele já te deu, o plano foi traçado, basta encarar o desafio e decolar! Faça seu vôo!

Assim foi pra mim... esse é o meu balanço final...

E você que participou: O que o Senhor ministrou em sua vida?!

By: Anne Nicole

Nenhum comentário: