quarta-feira, 20 de junho de 2012

Desculpas Esfarrapadas


Quando palavras como: ‘todos pecaram’(Rm 3:23) ou ‘quem não tem pecado, atire a primeira pedra’(Jo 8:7), tornam-se desculpas para o erro, você já está dentro da cova, apenas esperando que alguém o enterre.

O que? Ficou chocado com a declaração? Desculpe-me a sinceridade, mas verdade tem que ser dita!

O que acontece é MUITAS pessoas não entendem é que essas declarações não foram escritas e deixadas para que nós possamos ter com o que ‘rebater’ nossos erros diante de um confronto.

Palavras como essas são um convite ao ARREPENDIMENTO e um alerta contra o JULGAMENTO HUMANO, e um está atrelado ao outro. O convite ao ARREPENDIMENTO está em reconhecermos que somos pecadores, sim, e que CARECEMOS, e necessitamos da graça de Deus! Não pra dizermos: ‘já que todos pecaram tudo bem se eu pecar também’. PARE de tentar usar a Palavra na tentativa de justificar deus erros, você só está se enganando. Uma hora ou outra, quando a verdade vir à tona, você estará fraco demais para lutar ou enterrado de mais em seus erros que não conseguirá sair do buraco. É como se a cada DESCULPA que você dá, ao invés de se ARREPENDER, você vai cavando um buraco e colocando algo frágil em cima e se coloca ali, na tentativa de tapá-lo, mas em determinado momento a estrutura frágil que esconde o buraco não vai agüentar seu peso em cima e irá CEDER. Resultado: quanto maior o buraco que você esconde, maior será a sua queda!

O que nos leva ao segundo ponto: JULGAMENTO HUMANO.
O que está escrito em Jo 8:7 também não nos serve de DESCULPA para fazermos o que der vontade, já que estamos todos sujeitos ao erro. Na verdade, uma das principais questões aqui é o fato de que: Se estamos todos sujeitos ao erro, não temos o direito de JULGAR as pessoas, porque podemos, eventualmente, cair no mesmo erro. Mas devemos exercer MISERICÓRDIA e ajudá-las, levando-as a reconhecerem os seus erros e perceberem que CARECEM da glória de Deus, levando-as num confronto em amor que a direcionará ao primeiro ponto. Pois, se algum dia precisarmos, alguém fará por nós.
Um ponto nos leva ao outro. Se continuarmos a leitura, o texto nos conta no final do verso 10 e 11, que Jesus foi claro e direto: ‘Ninguém te condenou¿ Nem EU tampouco te condeno; vai e não peques mais’! A meu ver, isso é claro o suficiente para tirar qualquer duvida que possa haver, se isso é desculpa ou não, para o erro e se podemos ou não julgar as pessoas.

Muitas vezes, quando erramos e as pessoas apontam o dedo pra nós, temos a tendência de dar desculpas como essas geralmente porque nos sentimos envergonhados demais para reconhecermos nosso erro ou bravos demais para ‘aceitar’ que aquela pessoa diga algo. Ambas erram, ninguém tem o direito de apontar o dedo (Lc 17:3), podemos sim confrontar pela Palavra em AMOR, e, uma vez confrontados, devemos nos arrepender e tapar o buraco.

Vale ressaltar que se ARREPENDER diante do Senhor NÃO é PEDIR DESCULPAS pra Deus! Pedir desculpa não ‘tapa o buraco’, apenas finge. O arrependimento por sua vez, taca concreto ao invés de pedra; a desculpa faz você se sentir um pouco melhor no momento o arrependimento te faz mais forte pra sempre. Sendo assim, uma vez que nos ARREPENDEMOS, precisamos ACEITAR o perdão do Senhor e nos perdoarmos. O nosso Adversário vai tentar usar o seu erro passado para te ACUSAR, porque é isso que ele é: Acusador. E se nós dizemos que recebemos o perdão de Deus, mas que não conseguimos nos perdoar, facilmente cairemos na armadilha de acusação, nos sentiremos ‘sujos’ demais, ‘envergonhados’ demais para ir diante do Senhor e aí sim você estará a menos de um passo da morte.

Não importa se você errou ONTEM, se você já se arrependeu seu ONTEM foi APAGADO! Ele não existe mais! Nada pode te separar do AMOR de Deus!

Se você errou, o ACUSADOR tem algo CONTRA você. Mas, se você se ARREPENDE, você tem O ADVOGADO ao seu favor; Jesus Cristo, O JUSTO!

IJo 2:1Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.’

Rm 8:1-2Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.’

Cl 2:14 ‘Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz.’

IJo 1:9 / At 3:19 / Ap 12:10 / Jo 10:10 / IPe 5:8 / IJo 3:20-22 / Lc 6:37 / Lc 15:7 / Tg 5:20

É melhor se arrepender do que se desculpar!


Nenhum comentário: