quarta-feira, 2 de maio de 2012

Soberba vs Humildade


Tg 4:6-10
“Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai  o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em  pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.”

A soberba é uma velha conhecida da humanidade, ela esteve presente desde a fundação do mundo...desde o Éden. Soberba é a mesma coisa que arrogância, orgulho, é quando você confia em si mesmo e nos seus méritos para falar e tomar decisões. A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal representava a sujeição do homem a Deus e sua disposição em estar sujeito ao Senhor, ao comer do fruto o primeiro casal cai e declara sua independência de Deus.

Renunciar a soberba e se humilhar é um grande desafio para todos nós, e muitos entendem, erroneamente, o que significa se humilhar e isso têm levado muitos a sofrerem uma terrível queda.

A Palavra diz que Deus resiste (se opõe) aos soberbos. No Evangelho de Lucas cap. 18 dos versos 9 ao 14 vemos um exemplo de atitude soberba, exemplificada na parábola pela atitude de um fariseu que ‘posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó, Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens...’
Uma pessoa soberba se orgulha de sua religiosidade, sua posição, seu ganho, seu tempo de igreja, sua afinidade com os líderes, se colocando de uma maneira elevada que seu próximo. A soberba pode ser escancarada (fala de qualquer maneira e faz com que os outros se sintam menos) ou disfarçada (a pessoa não quer ser tida por soberba, mas faz questão de se mostrar mais que os outros, exaltando seus atos e feitos).

Ser humilde é diferente de ‘ah, então agora eu tenho que ficar me humilhando para os outros? como muitos pensam. A falta de entendimento do que é HUMILDADE faz com que a soberba torne-se um inimigo tão sorrateiro e traiçoeiro. Temos dificuldade em fazer com que os outros se sintam grandes, ou de reconhecermos nossos erros; a humildade está relacionada em sujeitar-nos nosso coração a Deus e não nos diminuirmos para as pessoas.

A humildade está em reconhecer a soberania de Deus e se sujeitar a Ele; colocar-se ‘debaixo’ de sua autoridade. Os humildes são aqueles que desejam estar debaixo da mão do Senhor e sabem que podem esperar em Deus. São aqueles que desejam ser abençoados.

A Palavra é clara em dizer no vs7 ‘sujeitai-vos’, uma ação pessoal, atitude espontânea de entrar debaixo de uma autoridade. Minha atitude de sujeição traz como primeira recompensa a graça (vs6) (maior graça: o Espírito Santo Ef 2:8) e me traz uma recompensa futura, de que Ele mesmo me exaltará (elevar, prosperar) (vs10).

Deus manifesta sua graça a todos os que se sujeitam, se humilham, se quebrantam debaixo de sua poderosa mão (Tt 2:11 // Jo 1:12 // Jo 3:16), onde podemos descansar e habitar seguros (Sl 91:1).

Cuidado com o ânimo dobre (Tg 4:8b): “vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.”
ânimo dobre: mente dupla, vacilante, incerto
II Co 10:5b “... levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.”

Resista ao Adversário (Tg 4:7b): “...mas, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”
resistir: combater, lutar, se opor
I Pe 5:8 “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário,anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.”

Felizes os que se refugiam no Senhor...

I Pe 5:6 “Humilhai-vos, portanto,sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte.”

Nenhum comentário: