terça-feira, 22 de maio de 2012

JEJUM_ O Clamor Silencioso


Is 58:6Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo?’

O JEJUM é um exercício da !

O JEJUM não é só eficaz em casos difíceis, mas ele é indispensável na vida do cristão. Essa prática faz com que coloquemos nossa total dependência em Deus e confiemos inteiramente n’Ele. Uma vez que reconhecemos que por nossas mãos não alcançaremos e por nossas forças não conseguiremos, nos humilhamos diante do Senhor em reconhecimento de quem Ele é e reconhecendo nossa pequenez, nos dispomos a deixá-Lo trabalhar por nós.

Existe uma lista de ‘casos’ em que o Jejum é eficaz na vida do cristão como:
- para alcançar um grande livramento;
- estreitar o relacionamento entre o homem e Deus;
- afligir a alma diante de uma grande indignação;
- humilhar-se diante do Pai;
- santificar-se na presença de Deus;
- fortalecer-se espiritualmente;
- disciplinar a vida espiritual;
- um arrependimento seguido de avivamento;
- preparar-se para enfrentar uma situação difícil;
- abrir o entendimento;
- expulsar certas castas de demônios;
- resistir aos desejos da carne;
- receber direção em assuntos ministeriais.

O JEJUM é como a água é para o corpo. Sem alimento o corpo resiste alguns dias, mas, sem água os membros se enfraquecem rapidamente. A vida cristã sem jejum fica espiritualmente debilitada.
O livramento está relacionado ao jejum, porque é uma situação em que os recursos humanos são esgotados e o homem passa a depender completamente de Deus.

Aproximando o homem de Deus
Ex 4:11Respondeu-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?’

A principal razão de um sacrifício é aproximar o homem de Deus. A natureza humana tende a desejar o que nos afasta de Deus e quando nos dispomos a jejuar, renunciamos as coisas desse mundo, abrimos mão dos nossos próprios desejos e vontades e nos achegamos a Ele.

O JEJUM é uma oferta de sacrifício e quando realizado para conhecer mais os pensamentos de Deus, nada pode impedir que esse relacionamento seja aproximado.

II Co 11:27-30Em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas. Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame? Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.’

O Apóstolo Paulo sabia que ao ‘gloriar-se na sua fraqueza’, ele estava elevando o nome e a força do Senhor, e uma vez que ele mesmo reconhecia a sua fraqueza o poder de Deus podia ser manifesta através de sua vida.

‘Quem mantém um propósito firme de jejum, sempre tem uma nova experiência, mas aqueles que o executam apenas para alcançar maior intimidade com o Pai, certamente terminam descobrindo os segredos de Seu coração.’

Disciplina
Is 26:3 ‘Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.’

A Disciplina Espiritual é alcançada através do JEJUM. Há inúmeros registros de libertação em nome do Senhor Jesus, mas alguns costumes dependem da vontade humana em renunciar.

Precisamos submeter necessidades naturais em prol do Reino de Deus. Hábitos naturais precisam ser substituídos por uma atitude radical.

A Disciplina adquirida através do JEJUM faz com que o cristão tenha domínio sobre seus impulsos.  Pv 16:32 ‘Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade.’

O JEJUM nos leva ao sobrenatural e nos permite viver uma comunhão intensa com o Pai e falar-lhe face- a- face, como Moisés.
Ex 34:27-28 ‘Disse mais o SENHOR a Moisés: Escreve estas palavras, porque, segundo o teor destas palavras, fiz aliança contigo e com Israel. E, ali, esteve com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água; e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, as dez palavras.’

Deus quer apenas um coração voltado pra ele.
Ex 33:15, 18 ‘Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar... Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.’

Um coração quebrantado e contrito o Senhor não despreza. Sl 51:17

Entregue-se! Sua vida NUNCA mais será a mesma!


Nenhum comentário: