quinta-feira, 31 de maio de 2012

4 Níveis de Conquista (2)


Js 8:1Disse o SENHOR a Josué: Não temas, não te atemorizes; toma contigo toda a gente de guerra, e dispõe-te, e sobe a Ai; olha que entreguei nas tuas mãos o rei de Ai, e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra.

Agora que entendemos um pouco mais de como deve ser nossa conduta diante de uma CONQUISTA, podemos analisar 4 níveis de conquista que o Senhor tem a nos ensinar.

O REI. O POVO. A CIDADE. A TERRA.

REI: fala de AUTORIDADE

Por causa do pecado o homem perde a autoridade que havia recebido da parte de Deus.

Jo 12:31 ‘Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.’

Lc 4:6-8 ‘Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.  Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua. Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto.’

IJo 5:16 ‘Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue.’

Precisamos receber de volta essa autoridade para que possamos resistir ao Inimigo

Lc 10:19 ‘Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.’

Ef 6:12 ‘porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.’

Jesus te faz vitorioso! Você não é mais vítima das circunstâncias

Cl 2:13-15 ‘E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.’

E POR intermédio de Jesus, recebemos de volta a autoridade, através do Seu Nome.

Mc 16:17-18 ‘Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.’

Rm 12:2-3 ‘E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.’

Ap 2:26 ‘Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações.’

POVO: fala do chamado de Deus. Ser o RESGATADOR
Falar de nossa MISSÃO a um POVO é RESPONDER ao chamado.

Jo 20:21 ‘Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.’

Jo 17:18-20 ‘Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra.’

Rm 12:11-12 ‘No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor;  regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes.’

Negligenciar o chamado é NÃO salvar vidas. Manter-se atento e com o coração voltado para o chamado faz toda a diferença.

IICo 4:4 ‘Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.’

CIDADE: manifesta IDENTIDADE que nos dá o direito de posse.
Nossa IDENTIDADE deve ter:

INTEGRIDADE / CARATER: é isso que faz a diferença

Ml 3:18 ‘Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve.’

Se manifestarmos nossa identidade de cristãos receberemos a recompensa: DUPLA HONRA

Is 61:7 ‘Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria.’

Somos CIDADÃOS de uma pátria celestial

Hb 13:14 ‘Na verdade, não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.’


TERRA: diz respeito ao nosso coração e a prosperidade que herdaremos

Sl 25:13 ‘Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra.’

Pv 3:9-10 ‘Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.’

Sl 34:10 ‘Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o SENHOR bem nenhum lhes faltará.’

IIIJo 1:2 ‘Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.’

A OBEDIÊNCIA atrai a benção e nos faz prósperos! Quando a conquista está em Deus somos supridos em todas as áreas.

Dt 28:1-14 ‘Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos: Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. Bendito serás ao entrares e bendito, ao saíres. O SENHOR fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença. O SENHOR determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o SENHOR, teu Deus. O SENHOR te constituirá para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e andares nos seus caminhos. E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do SENHOR e terão medo de ti. O SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o SENHOR, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te. O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado. O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir. Não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, seguindo outros deuses, para os servires.’


Nenhum comentário: