segunda-feira, 28 de maio de 2012

4 Níveis de Conquista (1)


Js 8:1Disse o SENHOR a Josué: Não temas, não te atemorizes; toma contigo toda a gente de guerra, e dispõe-te, e sobe a Ai; olha que entreguei nas tuas mãos o rei de Ai, e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra.

Sempre que Deus propõe algo para fazermos; Ele diz: ‘Não temas, nem te espantes!’ As coisas só não funcionam quando não cremos.

ICo 10:1-5 ‘Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar,tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto. ’

Para alcançarmos as grandes promessas, precisamos ser fiéis desde as pequenas coisas.
Quando o povo se depara com Jericó, Deus lhes dá a vitória e já começa a TRABALHAR com PRINCIPIOS de no coração do povo ordenando que toda a riqueza deveria ser CONSAGRADA a Ele. Deus não queria a riqueza, Ele queria o CORAÇÃO do povo.

Js 6:19 ‘Porém toda prata, e ouro, e utensílios de bronze e de ferro são consagrados ao SENHOR; irão para o seu tesouro.’

Porém Acã não deu ouvidos, a ordenança que Deus havia dado, por intermédio de Josué, e tomou das coisas condenadas e as escondeu para si. A INCREDULIDADE colocou todo o povo numa situação constrangedora diante dos seus inimigos, pois foram derrotados numa batalha em que a vitória era praticamente certa. Foram derrotados porque a INDREDULIDADE MATA a promessa e atrai maldição porque nos afasta da presença de Deus.

Js 7:1,4, 11-12 ‘Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou das coisas condenadas. A ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel... Assim, subiram lá do povo uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai... Israel pecou, e violaram a minha aliança, aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram. Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles, porquanto Israel se fizera condenado; já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada.’

O povo de Israel é derrotado por um pequeno exército após uma grande vitória. Tudo por causa da INFIDELIDADE. A incredulidade trás atrelada a ela a infidelidade. Se não cremos não conseguimos ser fiéis.

Princípio de fé, significa que se você crer as janelas dos céus serão abertas. Deus havia passado 40 anos sustentando o povo no deserto, Ele queria que o povo tivesse entendido o princípio de crer; queria que o povo tivesse aprendido a lição: DEPENDER DE DEUS!

Quando as coisas não acontecem da nossa maneira é porque Deus está trabalhando. As maiores conquistas e as vitórias mais duradouras são aquelas que começaram em Deus.

Andar em FIDELIDADE nos faz prósperos! Em contra partida, se o que você tem é fruto de incredulidade, você pode até ficar bem, mas é por POUCO TEMPO! Infidelidade traz MALDIÇÃO!

Depois de 40 anos sendo supridos por Deus, esse era o momento do povo provar que era fiel a Deus, crendo que o mesmo Deus que os supriu no deserto continuaria a supri-los.  Era hora do povo provar que era FIEL.

Uma vez nossa fidelidade provada a recompensa vem!
Como vimos no inicio dessa palavra o texto de Js 8:1, o povo agora alinhado novamente e reconhecendo a dependência total de Deus está pronto para uma nova investida contra seus inimigos. O resultado da FIDELIDADE, da CONFIANÇA e da OBEDIÊNCIA nos vemos no versículo 27 de Josué 8:
Js 8:27 ‘Os israelitas saquearam, entretanto, para si o gado e os despojos daquela cidade, segundo a palavra do SENHOR, que ordenara a Josué.’

Por isso: ‘Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. ’ Mt 6:33


Nenhum comentário: