segunda-feira, 12 de março de 2012

Revelação, Inspiração e Autoridade

Estes três conceitos são interdependentes e dizem respeito ao caráter da Bíblia:

"A autoridade da Bíblia vem do fato de ela ser o testemunho inspirado da revelação de Deus."

O Senhor falou com algumas pessoas e as encarregou de registrar as revelações recebidas. Deus comunicou-se com elas de diversas maneiras, por meio de sonhos e visões (Nm 12:6), de experiências especiais que tiveram com Ele, e de contatos com profetas e apóstolos, conclamados para anunciar sua Palavra.

Revelação Geral e Particular

Geral: testemunho dos elementos da criação, que provam, por si mesmos, não terem surgido do acaso. Mostram a humanidade a existência de um Criador.

Particular: palavras e feitos divinos, como, por exemplo, quando o Senhor falou com Moisés e lhe entregou os 10 Mandamentos; ao falar por intermédio dos profetas, ao vir a Terra na pessoa de Jesus e ao aparecer na estrada de Damasco para Paulo.

A Bíblia é o testemunho das revelações de Deus aos patriarcas e profetas de Israel e aos apóstolos e discípulos de Jesus.

Inspiração

Chamamos de inspiração a escolha dos autores das Escrituras, bem como sua direção pelo Espírito Santo para garantir o registro e a transmissão fiel do testemunho deles (II Tm 3:16ª). Eram homens comuns que destinaram seus escritos a públicos diferentes,além de terem se valido de fontes distintas , tanto orais como escritas, por isso algumas diferenças em seus relatos (Lc 1:1-4)

Autoridade

Por ser a revelação de Deus, cremos que a Bíblia tem a palavra final em questões sobre doutrina (ortodoxia) e vida cristã (ortopraxis).

Não basta conhecer a Palavra é necessário conhecer o Dono das palavras, Ele tem a autoridade que confirma suas palavras e as tornam fiéis, pois Ele é Fiel.

Hebreus 4:12 "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração."

1 Timóteo 4:9 "Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação."

1 Ts 5:24 "Fiel é o que vos chama, o qual também o fará."

by: tulipaibmr

Nenhum comentário: