quinta-feira, 29 de março de 2012

Arrependimento

Sentimento que aparece de repente ou logo após um momento em que você faz algo que sabe que não deveria.

Sabe aquela famosa frase: 'Ah, se arrependimento matasse...'? Cuidado com ela! Ela não mata, mas algo muito parecido com ela e frequentemente confundido com arrependimento: MATA!

Exemplo clássico das Escrituras encontramos nos Evangelhos, os personagens são Judas Iscariotes ( Mt 26:25 / Mc 3:19 / Lc 6:16 / Jo 6:71) e Simão Pedro (Mt 26:35-26 / Mc 14:54 / Lc 22:34 / Jo 13:38 ).

Se arrepender não é errado, pelo contrário, é o certo a se fazer. A Palavra de Deus nos diz que se nos arrependermos e confessarmos, Ele é Fiel e Justo para nos perdoar (I Jo 1:9). O Arrependimento nos leva a enxergarmos o que que fizemos e nos dirige a uma vontade de fazer diferente da próxima vez...fazer o certo! Encarar e tomar as decisões corretamente. O arrependimento, nos livra da bagagem da culpa e nos faz livres para continuar caminhando.

Já o remorso é perigoso e MATA. O remorso nos faz remoermos a culpa até que ela nos consuma. O remorso transforma o erro ou a atitude precipitada num fardo grande de mais para ser carregado, nos levando ao único fim que ele oferece...a morte.

Basta olharmos o exemplo de Pedro e Judas: ambos foram escolhidos por Jesus, ambos eram discípulos, caminharam com Ele, ambos comeram com ele, ambos tiveram seus momentos de fraqueza...e no momento crucial fizeram escolhas diferentes: um escolheu o arrependimento o outro o remorso... Um viveu para fazer diferente, o outro morreu sem poder mudar sua história.

Pedro: Lc 22:62 'Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.'

Judas: Mt 27:5 'Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se.'

Quando você se sentir mal por algo que fez ou disse e sabe que não deveria, não tenha medo de se arrepender. Se arrependa logo e continue, como fez Pedro.

O remorso pode te sufocar sem que você nem perceba... Não deixe que um pensamento, um fracasso ou uma atitude acabe com seu sorriso ou acabe com sua vontade de viver.

O ARREPENDIMENTO é o caminho mais seguro para continuarmos a caminhada.

'Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.' I Jo 1:9

Nenhum comentário: