quarta-feira, 21 de março de 2012

Os Evangelhos

v "Jesus confirmou a promessa, renovou a aliança, cumpriu as profecias e trouxe-nos a salvação. Nele a história alcançou o seu ápice. Ofereceu um sacrifício perfeito, que foi aceito pelo Pai. Tornou-se sumo sacerdote sobre à casa de Deus e assentou-se à sua direita. O profeta semelhante a Moisés foi erguido sobre a Terra. O Filho de Davi foi entronizado, inaugurando o reino de Deus. O Filho do Homem recebeu domínio das mãos do Eterno. O Servo do Senhor, moído pelas transgressões do seu povo e tendo levado o pecado de muitos, consumou o propósito divino. Viu a luz após o sofrimento de sua alma, e agora está exaltado, recebendo louvor e glória.”

Quem é Jesus e o que Ele veio fazer?

É disso que os Evangelhos tratam. Eles apresentam a história de Jesus e sua missão! Bem como seus ensinamentos e seu plano divino.

Evangelho

Palavra quem vem do grego ‘ euangelion’ ; uma palavra composta pelo adjetivo eu, ‘bom’, e ‘angelion’, que é mensagem ou notícia. Evangelho são as BOAS-NOVAS .

Datas dos registros

Acredita-se que o Evangelho de Marcos tenha sido o primeiro, datando entre os anos de 65 e 70. Seguido de Mateus e Lucas, que foram escritos na metade da década de 80 e o Evangelho de João, por volta de 90.

Estruturados

Engana-se quem pensa que, os Evangelhos são relatos ‘ ao vento’. Ao contrário, os Evangelhos são estruturados e claros, uma narrativa sofisticada. Cada um pode ser dividido em duas partes. A primeira relata o ministério público de Jesus- parábolas, sermões, ensinos. A segunda traz Jesus, seus discípulos- relata prisão, crucificação, ressurreição, a instituição da ceia e sua ultima mensagem aos discípulos.

4 Evangelhos

Muitos gostam de debater o fato de que os Evangelhos apresentam diferenças entre eles. O que essas pessoas esquecem de analisar é que eles aparentam ser diferentes, principalmente, porque seus autores escreveram para públicos diferentes. Cada um tinha um público, um povo, alvo diferenciado, e por isso escolheram enfatizar alguns aspectos da vida de Jesus.

Marcos, por exemplo, dirigiu seu Evangelho aos cristãos perseguidos em Roma.

Mateus escreveu para judeus crentes, querendo mostrar que Jesus era, realmente, o Messias esperado.

Quando Lucas redigiu, seu Evangelho, ele estava olhando para os cristãos gentios, e por isso relata Jesus como o Salvador da humanidade;

enquanto que João apresenta a parte mais teológica, uma analise de Jesus como o ‘ Verbo que se fez carne’.

A Simbologia nos Evangelhos

De acordo com seus escritos, os Evangelhos apresentam de Jesus de maneiras a destacar um aspecto que vai de encontro ao que o povo alvo estava esperando. O emprego desses símbolos foi mais comum no passado, mas ainda hoje nos ajuda a compreender melhor a intenção e qual aspecto será abordado no Evangelho que leremos.

Mateus_ Jesus como REI. É representado por um homem. Começa com a genealogia de Jesus, sua descendência por parte de Davi.

Marcos_ Jesus como HOMEM. É representado por um leão, que simboliza o poder de Jesus.

Lucas_ Jesus como SERVO. É representado pelo boi. A intenção era mostrar que Jesus iria se oferecer como o sacrifício perfeito, sua morte expiatória por nós.

João_ Jesus como DEUS. É representado pela águia. É o Evangelho que enfoca na divindade de Jesus, o Verbo encarnado.

O foco dos Evangelhos não são, simplesmente, narrar fatos da vida de Jesus, mas, sim, a "razão de ser" da vinda do Messias.


"E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir."

Dt 17:19


OBS: O que quer dizer: Evangelhos Sinóticos?

Diz-se ‘ sinóticos’, pela semelhança contida nos relatos. ‘Sinóticos’ deriva da palavra ‘synoptos’, syn que quer dizer ‘ junto com’ e optos que é ‘vendo’. Os Evangelhos sinóticos são: Mateus, Marcos e Lucas.

Nenhum comentário: