quinta-feira, 29 de março de 2012

Continue Respirando


...continue!

'SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo,estás também se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa. Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.' Sl 139:1-18


Arrependimento

Sentimento que aparece de repente ou logo após um momento em que você faz algo que sabe que não deveria.

Sabe aquela famosa frase: 'Ah, se arrependimento matasse...'? Cuidado com ela! Ela não mata, mas algo muito parecido com ela e frequentemente confundido com arrependimento: MATA!

Exemplo clássico das Escrituras encontramos nos Evangelhos, os personagens são Judas Iscariotes ( Mt 26:25 / Mc 3:19 / Lc 6:16 / Jo 6:71) e Simão Pedro (Mt 26:35-26 / Mc 14:54 / Lc 22:34 / Jo 13:38 ).

Se arrepender não é errado, pelo contrário, é o certo a se fazer. A Palavra de Deus nos diz que se nos arrependermos e confessarmos, Ele é Fiel e Justo para nos perdoar (I Jo 1:9). O Arrependimento nos leva a enxergarmos o que que fizemos e nos dirige a uma vontade de fazer diferente da próxima vez...fazer o certo! Encarar e tomar as decisões corretamente. O arrependimento, nos livra da bagagem da culpa e nos faz livres para continuar caminhando.

Já o remorso é perigoso e MATA. O remorso nos faz remoermos a culpa até que ela nos consuma. O remorso transforma o erro ou a atitude precipitada num fardo grande de mais para ser carregado, nos levando ao único fim que ele oferece...a morte.

Basta olharmos o exemplo de Pedro e Judas: ambos foram escolhidos por Jesus, ambos eram discípulos, caminharam com Ele, ambos comeram com ele, ambos tiveram seus momentos de fraqueza...e no momento crucial fizeram escolhas diferentes: um escolheu o arrependimento o outro o remorso... Um viveu para fazer diferente, o outro morreu sem poder mudar sua história.

Pedro: Lc 22:62 'Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.'

Judas: Mt 27:5 'Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se.'

Quando você se sentir mal por algo que fez ou disse e sabe que não deveria, não tenha medo de se arrepender. Se arrependa logo e continue, como fez Pedro.

O remorso pode te sufocar sem que você nem perceba... Não deixe que um pensamento, um fracasso ou uma atitude acabe com seu sorriso ou acabe com sua vontade de viver.

O ARREPENDIMENTO é o caminho mais seguro para continuarmos a caminhada.

'Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.' I Jo 1:9

quarta-feira, 21 de março de 2012

Os Evangelhos

v "Jesus confirmou a promessa, renovou a aliança, cumpriu as profecias e trouxe-nos a salvação. Nele a história alcançou o seu ápice. Ofereceu um sacrifício perfeito, que foi aceito pelo Pai. Tornou-se sumo sacerdote sobre à casa de Deus e assentou-se à sua direita. O profeta semelhante a Moisés foi erguido sobre a Terra. O Filho de Davi foi entronizado, inaugurando o reino de Deus. O Filho do Homem recebeu domínio das mãos do Eterno. O Servo do Senhor, moído pelas transgressões do seu povo e tendo levado o pecado de muitos, consumou o propósito divino. Viu a luz após o sofrimento de sua alma, e agora está exaltado, recebendo louvor e glória.”

Quem é Jesus e o que Ele veio fazer?

É disso que os Evangelhos tratam. Eles apresentam a história de Jesus e sua missão! Bem como seus ensinamentos e seu plano divino.

Evangelho

Palavra quem vem do grego ‘ euangelion’ ; uma palavra composta pelo adjetivo eu, ‘bom’, e ‘angelion’, que é mensagem ou notícia. Evangelho são as BOAS-NOVAS .

Datas dos registros

Acredita-se que o Evangelho de Marcos tenha sido o primeiro, datando entre os anos de 65 e 70. Seguido de Mateus e Lucas, que foram escritos na metade da década de 80 e o Evangelho de João, por volta de 90.

Estruturados

Engana-se quem pensa que, os Evangelhos são relatos ‘ ao vento’. Ao contrário, os Evangelhos são estruturados e claros, uma narrativa sofisticada. Cada um pode ser dividido em duas partes. A primeira relata o ministério público de Jesus- parábolas, sermões, ensinos. A segunda traz Jesus, seus discípulos- relata prisão, crucificação, ressurreição, a instituição da ceia e sua ultima mensagem aos discípulos.

4 Evangelhos

Muitos gostam de debater o fato de que os Evangelhos apresentam diferenças entre eles. O que essas pessoas esquecem de analisar é que eles aparentam ser diferentes, principalmente, porque seus autores escreveram para públicos diferentes. Cada um tinha um público, um povo, alvo diferenciado, e por isso escolheram enfatizar alguns aspectos da vida de Jesus.

Marcos, por exemplo, dirigiu seu Evangelho aos cristãos perseguidos em Roma.

Mateus escreveu para judeus crentes, querendo mostrar que Jesus era, realmente, o Messias esperado.

Quando Lucas redigiu, seu Evangelho, ele estava olhando para os cristãos gentios, e por isso relata Jesus como o Salvador da humanidade;

enquanto que João apresenta a parte mais teológica, uma analise de Jesus como o ‘ Verbo que se fez carne’.

A Simbologia nos Evangelhos

De acordo com seus escritos, os Evangelhos apresentam de Jesus de maneiras a destacar um aspecto que vai de encontro ao que o povo alvo estava esperando. O emprego desses símbolos foi mais comum no passado, mas ainda hoje nos ajuda a compreender melhor a intenção e qual aspecto será abordado no Evangelho que leremos.

Mateus_ Jesus como REI. É representado por um homem. Começa com a genealogia de Jesus, sua descendência por parte de Davi.

Marcos_ Jesus como HOMEM. É representado por um leão, que simboliza o poder de Jesus.

Lucas_ Jesus como SERVO. É representado pelo boi. A intenção era mostrar que Jesus iria se oferecer como o sacrifício perfeito, sua morte expiatória por nós.

João_ Jesus como DEUS. É representado pela águia. É o Evangelho que enfoca na divindade de Jesus, o Verbo encarnado.

O foco dos Evangelhos não são, simplesmente, narrar fatos da vida de Jesus, mas, sim, a "razão de ser" da vinda do Messias.


"E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir."

Dt 17:19


OBS: O que quer dizer: Evangelhos Sinóticos?

Diz-se ‘ sinóticos’, pela semelhança contida nos relatos. ‘Sinóticos’ deriva da palavra ‘synoptos’, syn que quer dizer ‘ junto com’ e optos que é ‘vendo’. Os Evangelhos sinóticos são: Mateus, Marcos e Lucas.

terça-feira, 20 de março de 2012

Jeremias 29:11

"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais."

quinta-feira, 15 de março de 2012

A Cruz

A cruz não prova apenas o amor generoso de Deus para com os pecadores, mas também a intensidade do nosso pecado e de nossa rebelião contra Ele.

A cruz calou o homem quanto à graça e o juízo. Pôs abaixo todas as ‘divisórias’, e deixou o mundo repleto de pecadores indefesos, tremendo, à beira do inferno. Todo esforço que puderem empreender por si mesmos será tão somente a negação da graça divina que se inclina para abençoá-los onde e como estiverem.

A cruz expõe a futilidade de nosso sentimento de superioridade moral e faz-nos recordar que somos pecadores incapazes de efetuar nossa reconciliação com Deus.

“Se você deslocar a fé desse centro (a cruz), você pôs o prego no caixão da Igreja. A Igreja é então sentenciada à morte, e é só questão de tempo até que venha a falecer. A Igreja só pode viver e respirar na cruz. Sem isso não há vida ou razão para existir. Ela é o poder de Deus para a salvação.”

Na cruz a santidade inexorável colidiu com o amor para a mútua satisfação de cada característica. O sangue se foi, mas a cicatriz permanece como lembrança de nosso pecado e de sua graça. Ninguém experimentará o favor eterno de Deus se desviar-se da cruz. Ela é o cerne de nossa mensagem e o coração de nosso poder para combater as trevas invasoras. A soberania demonstrada por Cristo na cruz é uma nova soberania. Destruiu para sempre a lei do mais forte. Humilhou a petulância do falso heroísmo. Envolveu com uma dignidade que não perece a integridade do sacrifício. Deixou claro para o coração puro que a prerrogativa da autoridade é servir de forma mais abrangente. O Rei divino adquiriu domínio eterno ao morrer.

A cruz foi o maior ato de Deus para nos alcançar.

Is 53:4-5Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”

Jesus é capaz de salvar todos os que optarem por crer. Suas feridas foram à prova de seu amor. “Hoje o coração de Deus é uma ferida de amor aberta. Ele sente dor com o nosso distanciamento e se preocupa. Lamenta por não nos aproximarmos dele. Chora ao ver nossa obsessão por querer mais e mais. Entristece-se por termos esquecido-se dele. Anseia pela nossa presença junto a Ele.” Ele foi preso por mim, ferido por mim, rejeitado por mim e surgiu em novidade de vida por mim.

Na cruz chegamos ao fim de uma busca egoísta e rejeitamos pra sempre a noção de somos dignos de cooperar com Deus em nossa salvação.


Jo 3:16-17 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”

Baseado no Livro: ‘Os Brados da Cruz’; Brennam Benning

terça-feira, 13 de março de 2012

Experimente parar de 'saber' e começar a VIVER como alguém que CRÊ!

Eu queria entender porque as pessoas conseguem colocar tanta dificuldade à sua frente... Sério...
Ás vezes eu fico pensando, o porque complicar tanta coisa que na essência são SIMPLES!
Devem gostar de sofrer, ou da dificuldade...sei lá... Mas eu só consigo pensar no PORQUE disso.

Complicam seu dia-a-dia; complicam seus relacionamentos; complicam seu trabalho; complicam até uma ida ao mercado. Complicam a amizade; complicam seu Ministério; complicam sua convivência na Igreja e complicam a vida cristã. Complicam para si mesma e consequentemente para TODOS à sua volta!

Coisinhas como: amargura, tristeza, ciúme, inveja, cobiça, preguiça, coitadismo... coisas tão (desculpe a palavra) ridículas. E o pior, é que temos MUITA facilidade em colocarmos todas essas coisinhas na frente de grandes conquistas e momentos. É muito fácil se fazer de vítima das situações que exigem uma mudança radical em nossa vida. É muito cômodo ficarmos na média, fazendo o que dá, sem ter que fazer um pouco mais. É muito fácil cobrar as pessoas para prendê-las à nós e ao que queremos.

É muito fácil dizer 'Senhor me ajuda', e não dar UM passo se quer em direção à Ele. É muito fácil dizer 'Senhor me usa', e sempre que surge uma oportunidade se servir você está cansado demais, fatigado demais, trabalhando demais, triste demais, com dificuldades demais...

E ainda acha ruim quando as coisas não acontecem! E se põe ainda mais como vítima! Tudo é contra mim! Ninguém me ama! Ninguém me quer! Ninguém me liga! Ninguém vem atrás de mim! Deus não fala comigo! Deus me esqueceu! A Igreja não me apóia! --'

Sabe minha gente, deixa eu te falar uma coisinha bem claramente: 'Se os seus sonhos não se realizam; se os sonhos de Deus não se realizam na sua vida, se você 'não cresce espiritualmente', se você não ouve Deus falando com você, se você acha que todo mundo te esqueceu, se você sempre pensa que as pessoas devem ir atrás de você, ou depender de você, se você é dessas pessoas que se encaixa nisso que eu acabei de citar acima, você precisa é SE CONVERTER VERDADEIRAMENTE!

E não adianta achar ruim, sabe porque? Todos esses sentimentos são egoístas! E você tem as pessoas como centro da sua vida! E é cláro, que quando as pessoas estão CENTRO da nossa vida, estamos propensos a nos chatear e magoar TODOS OS DIAS! Pessoas são falhas, cometem erros... Esse é o grande problema: somos egoístas, coitadinhos, dependentes da aprovação dos outros.

Enquanto você não colocar JESUS no centro da sua vida; e eu digo de verdade, não da boca pra fora, ou só quando as coisas estão bem, você vai caminhar sempre assim...nessa gangorra de sentimentos, numa montanha-russa de emoções.

Deixe de ser vítima das situações! E pare de colocar sua expectativa em pessoas! PARA! CHEGA!
O único jeito de você passar pelo VALE, ou enfrentar as tempestades sem desvanecer, desmoronar, é TENDO firme a sua esperança no Autor e Consumador da Fé: JESUS!

Pode buscar,espernear, chorar, fazer drama, gritar, correr, procurar em qualquer lugar...Sinto te informar que as coisas não vão mudar PERMANENTEMENTE, de modo passageiro, sim...pode até mudar; mas é bom você decorar a fórmula, pois você precisará dela rapidinho...

Se você quer mudança, quer encarar as coisas SIMPLES da maneira como elas são, sem ter necessidade de ser o centro das atenções e vítima de todos os problemas... O SEGREDO é converter o CORAÇÃO! Aí sim, todas essas 'picuinhas' e 'desculpas esfarrapadas' deixarão de fazer sentido na sua vida e não farão mais parte da sua história.

Experimente parar de 'saber' e começar a VIVER como alguém que CRÊ!

Hebreus 11:6 "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam."

Chamado

Fui escolhido

Como profeta desta geração

Com amor e paixão

Renderei meu coração


Com o Senhor vou subir

Meu propósito irei cumprir

Minha herança eu terei

Liberdade apregoarei


O Brasil vai ouvir

Eu vou possuir

Não me intimidarei

Essa terra conquistarei


A tocha do Espírito, vou levar

Esta nação incendiar

Então entoarei este louvor:

‘No Senhor sou mais que vencedor’


O Brasil vai ouvir

Eu vou possuir

Vou avançar e conquistar

Custe o que custar


O Brasil vai ouvir

Sim, eu vou possuir

Bem forte bradarei

Os inimigos vencerei

segunda-feira, 12 de março de 2012

Hebreus 4:12


"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração."

Revelação, Inspiração e Autoridade

Estes três conceitos são interdependentes e dizem respeito ao caráter da Bíblia:

"A autoridade da Bíblia vem do fato de ela ser o testemunho inspirado da revelação de Deus."

O Senhor falou com algumas pessoas e as encarregou de registrar as revelações recebidas. Deus comunicou-se com elas de diversas maneiras, por meio de sonhos e visões (Nm 12:6), de experiências especiais que tiveram com Ele, e de contatos com profetas e apóstolos, conclamados para anunciar sua Palavra.

Revelação Geral e Particular

Geral: testemunho dos elementos da criação, que provam, por si mesmos, não terem surgido do acaso. Mostram a humanidade a existência de um Criador.

Particular: palavras e feitos divinos, como, por exemplo, quando o Senhor falou com Moisés e lhe entregou os 10 Mandamentos; ao falar por intermédio dos profetas, ao vir a Terra na pessoa de Jesus e ao aparecer na estrada de Damasco para Paulo.

A Bíblia é o testemunho das revelações de Deus aos patriarcas e profetas de Israel e aos apóstolos e discípulos de Jesus.

Inspiração

Chamamos de inspiração a escolha dos autores das Escrituras, bem como sua direção pelo Espírito Santo para garantir o registro e a transmissão fiel do testemunho deles (II Tm 3:16ª). Eram homens comuns que destinaram seus escritos a públicos diferentes,além de terem se valido de fontes distintas , tanto orais como escritas, por isso algumas diferenças em seus relatos (Lc 1:1-4)

Autoridade

Por ser a revelação de Deus, cremos que a Bíblia tem a palavra final em questões sobre doutrina (ortodoxia) e vida cristã (ortopraxis).

Não basta conhecer a Palavra é necessário conhecer o Dono das palavras, Ele tem a autoridade que confirma suas palavras e as tornam fiéis, pois Ele é Fiel.

Hebreus 4:12 "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração."

1 Timóteo 4:9 "Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação."

1 Ts 5:24 "Fiel é o que vos chama, o qual também o fará."

by: tulipaibmr

sexta-feira, 9 de março de 2012

O Tema da Bíblia

A Bíblia apresenta um único tema de Genesis a Apocalipse:

A mensagem da Bíblia é a de que Jesus Cristo é o Messias anunciado pelos profetas e reconhecido pelos apóstolos.

Ele foi enviado por Deus para morrer por nossos pecados, para nos justificar e salvar, bem como para nos reconciliar com o Deus Pai.

At 10:34-43 " Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável. Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos. Vós conheceis a palavra que se divulgou por toda a Judéia, tendo começado desde a Galiléia, depois do batismo que João pregou, como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele; e nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém; ao qual também tiraram a vida, pendurando-o no madeiro. A este ressuscitou Deus no terceiro dia e concedeu que fosse manifesto, não a todo o povo, mas às testemunhas que foram anteriormente escolhidas por Deus, isto é, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressurgiu dentre os mortos; e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos. Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados."

Sermos salvos

I Tm 2:3-6 "Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos."

Promessa de Sua vinda

II Sm 7:12-16 "Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens. Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre."

Cumprimento da profecia

Lc 1:31-32 "Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim."

Lc 22:20 "Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós."


JESUS!

terça-feira, 6 de março de 2012

Alegria. Louvor. Fé. Oração.


'Porque sei em quem tenho crido e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.'
IITm 1:12

Aquele Momento...

Você, com certeza, tem sonhos não é mesmo? Provavelmente você já teve de abrir mão de algum sonho também.

Mas aquele momento sempre chega! O momento em que você percebe que tudo valeu a pena! O momento em que você sente que não poderia ser melhor! O momento em que a unica coisa a fazer é agradecer a Deus! O momento em que 'gratidão' é a palavra que mais faz sentido na vida!

Aquele momento, em que todas as lutas, os momentos de choro, as renúncias e o 'apenas crer' começam a fazer sentido! Aquele momento em que palavras como: 'Todas as coisas cooperam para o bem...' (Rm 8:28), 'Paz que excede o entendimento...(Fp 4:7)' , 'Tempo certo para todas as coisas' (Ec 3:1), 'Fé é a certeza de coisas que se esperam...(Hb 11:1)', 'Esperança que se vê não é esperança...(Rm 8:24-25)', 'Senhor, tu me sondas e me conheces...(Sl 139:1)', 'Guardemos firmes a confissão da nossa esperança, pois quem fez a promessa é Fiel...(Hb 10:23)' entre tantos outros fazem mais sentido do que nunca, porque se tornam vivas!

Muitas vezes passamos por situações e momentos em que só conseguimos pensar em como aquilo pode ser para o bem, ou momentos em que tudo está tão escuro que duvidamos da Palavra...não que queiramos duvidar d Deus, mas as Palavras d'Ele parecem não se encaixar ao nosso momento...

A verdade é que, se CONFIARMOS e não exitarmos, mesmo com duvidas, em continuar crendo e entregando nossa canção à Ele... tudo fará sentido! Continue sonhando! Não desista dos seus sonhos!"Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração." (Sl 37:4)

E quando chegar aquele momento, olharemos para trás com um sorriso que dirá: Senhor valeu a pena!

"Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teusdesígnios serão estabelecidos." Pv 16:3