segunda-feira, 9 de julho de 2012

10 Conselhos _Crendo na Restituição


I Sm 30:1-8 ‘Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta, ferido e queimado; tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos nem grandes; tão-somente os levaram consigo e foram seu caminho. Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei-la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos. Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar. Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas: Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a viúva de Nabal, o carmelita. Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus. Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me aqui a estola sacerdotal. E Abiatar a trouxe a Davi. Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás.’

Conselhos valiosos para o Dia- a-Dia:
1- Você VIVE em guerra!
A vida é um campo de batalha! Uma batalha PELA sua vida! Uma batalha SUA pela vida!

2- Existe momentos de CHORAR!
Você pode chorar sim! Chorar faz PARTE... Às vezes, a angustia que passamos não pode ser expressada de outra maneira. Quando perdemos alguém, quando somos roubados, quando matam nossos sonhos, quando parece que não tem mais jeito...SIM! Você pode chorar!

I Sm 30:4 ‘Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar.’

      3- PARE de chorar!
Se por um lado, você pode e até DEVE chorar... Existe o momento de PARAR de CHORAR! Quem insiste no choro: PIORA as coisas! Se DESPRENDA do passado, enquanto você NÃO perdoar, você NÃO vai parar de se MAGOAR! A pessoa que INSISTE no choro DESANIMA sua vida... Perde a vontade... Perde a luta.

Ec 3:4 ‘Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria.’

4- ANTES das circunstâncias mudarem, BUSQUE forças em DEUS!
Porque deve ser ANTES¿ Simples: é a que MOVE a mão de Deus! Não tente o caminho INVERSO, é PERDA DE TEMPO; não vai funcionar!
Nós CREMOS num Deus que MOVE ALÉM das circunstâncias. Deus REVERTE a situação em FAVOR dos seus filhos!

ISm 30:6 ‘Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se REANIMOU no SENHOR, seu Deus.’

Pv 24:10 ‘Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.’

Jó 19:25-27 ‘Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim.’

5- Em momentos de LUTA devemos saber com QUEM conversar!
Muitos querem falar, mas poucos podem nos dar VERDADEIROS CONSELHOS e nos AJUDAR.

ISm 30:7 ‘Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me aqui a estola sacerdotal. E Abiatar a trouxe a Davi.’

Davi procurou o Sacerdote. Nós devemos PROCURAR com CUIDADO quem ESCOLHEMOS para compartilhar LUTAS e MOMENTOS DIFÍCEIS. (ICo 5:11)

      6- Se APEGUE nas promessas de Deus!
Retenha a palavra dos DIAS BONS para que nos DIAS MAUS você tenha onde se APEGAR. Essas palavras te servirão como âncora, para que as tempestades não te levem para alto mar e trague seus sonhos.

ISm 30:8 ‘Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás.’
Sl 118:17Não morrerei; antes, viverei e contarei as obras do SENHOR.’
Is 38:16 ‘Senhor, por estas disposições tuas vivem os homens, e inteiramente delas depende o meu espírito; portanto, restaura-me a saúde e faze-me viver.’
Fp 4:19 ‘E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.’

       7-Use de MISERICÓRDIA!
Por maior que seja a sua luta, não deixe de ser MISERICORDIOSO com seu próximo; mesmo que ele seja seu inimigo. Quem crê não desconta no mais fraco!
Nosso Inimigo é covarde, ele sempre espera alguém se fragilizar para atacar e lançar setas.

ISm 30:11-14 ‘Acharam no campo um homem egípcio e o trouxeram a Davi; deram-lhe pão, e comeu, e deram-lhe a beber água. Deram-lhe também um pedaço de pasta de figos secos e dois cachos de passas, e comeu; recobrou, então, o alento, pois havia três dias e três noites que não comia pão, nem bebia água. Então, lhe perguntou Davi: De quem és tu e de onde vens? Respondeu o moço egípcio: Sou servo de um amalequita, e meu senhor me deixou aqui, porque adoeci há três dias. Nós demos com ímpeto contra o lado sul dos queretitas, contra o território de Judá e contra o lado sul de Calebe e pusemos fogo em Ziclague.’
Imagine a expressão de Davi e seus homens quando o homem que ele estava ajudando diz que era responsável, juntamente com seu antigo Rei de por fogo na cidade de Davi. Qual seria a sua reação¿ Teria usado de MISERICÓRDIA, como fez Davi¿ Ou teria dado lugar a RAIVA e ao ÓDIO, matando-o ou deixando-o lá para morrer¿

      8- Faça BONS ACORDOS
Exercendo MISERICÓRDIA podemos estabelecer BONS ACORDOS. Um bom acordo é aquele que é BOM pros dois lados. É aquele que você ABENÇOA e é ABENÇOADO.

ISm 30:15-17Disse-lhe Davi: Poderias, descendo, guiar-me a esse bando? Respondeu-lhe: Jura-me, por Deus, que me não matarás, nem me entregarás nas mãos de meu senhor, e descerei e te guiarei a esse bando. E, descendo, o guiou. Eis que estavam espalhados sobre toda a região, comendo, bebendo e fazendo festa por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Judá. Feriu-os Davi, desde o crepúsculo vespertino até à tarde do dia seguinte, e nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados em camelos, fugiram.’

Momentos DIFICEIS são propícios para REVIRAVOLTAS de Deus!

           9-  CREIA na restituição
Não importa quanto você PERDEU; creia na RESTITUIÇÃO!

ISm 30:18-20Assim, Davi salvou tudo quanto haviam tomado os amalequitas; também salvou as suas duas mulheres. Não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem os filhos, nem as filhas, nem o despojo, nada do que lhes haviam tomado: tudo Davi tornou a trazer. Também tomou Davi todas as ovelhas e o gado, e o levaram diante de Davi e diziam: Este é o despojo de Davi.’

RESTITUIÇÃO nos leva a um nível MAIOR!

10- Manifeste GRATIDÃO
Muitos pedem oração, querem cura, milagres, prosperidade financeira... Mas quando Deus intervém na história e cura, restaura, transforma, restitui: simplesmente se esquecem de manifestar GRATIDÃO ao Senhor.
Lc 17:12,17 ‘Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos... Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?’

ISm 30:26’Chegando Davi a Ziclague, enviou do despojo aos anciãos de Judá, seus amigos, dizendo: Eis para vós outros um presente do despojo dos inimigos do SENHOR.’
Davi manifestou sua gratidão ao Senhor e como atitude de sua GRATIDÃO, lembrou-se dos seus irmão de Judá que também haviam sido saqueados pelo mesmo bando.

A questão é: LUTAS podem VIR, mas quem crê e não se deixa prostrar, mas vai à busca das PROMESSAS de Deus, CERTAMENTE viverá a RESTITUIÇÃO!



Nenhum comentário: