sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O Escândalo Silencioso

Há algum tempo escrevi sobre o aumento das desistências referentes ao Ministério Pastoral e da forma como isso era preocupante.

Não obstante as desistências, algo ainda mais perturbador tem batido as portas de muitas Igrejas: SUICÍDIO!
Aquela dor que antes resultava apenas num afastamento ministerial, agora afasta vidas. 

Vemos por exemplo o caso do Pastor na Bahia- Brasil que cometeu esse ato em sua residência após chegar de um culto e deixou não apenas sua esposa mas também dois filhos.

Outro caso alarmante, foi o de três pastores norte americanos que se suicidaram no espaço de tempo de apenas 30 dias!
Um havia pregado pelo domingo de manhã e pregaria na mesma noite, fato que não aconteceu.
Outro cometeu o ato na frente de sua mãe e seu filho, o terceiro não foi dado detalhes sobre como teria sido o ocorrido.

O fato é que esses casos estão crescendo de maneira alarmante e muitos não estão se dando conta disso!

Entre as 'reclamações', por assim dizer, existem muitas estatísticas sobre como os pastores enfrentam problemas como depressão, esgotamento físico e mental. Nenhuma delas é animadora. Segundo o Instituto Schaeffer, 70% dos pastores lutam constantemente com a depressão, e 71% estão “esgotados”. 
Além disso, 72% dos pastores dizem que só estudam a Bíblia quando precisam preparar sermões, 80% não conseguem conciliar o ministério pastoral e suas famílias que são afetadas negativamente por isso, e 70% dizem não ter um “amigo próximo”.

Sem contar que as estimativas são de que mais de 80% daqueles que iniciam um ministério desistem dele nos primeiros 5 anos. 

Claro que isso é algo que atinge TODA a população. Infelizmente, o Brasil ocupa hoje a oitava posição no ranking em números de suicídios, e a grande "vilã" chama-se DEPRESSÃO, maior causa do suicídio no mundo seguida pelo alcoolismo.

Agora que ja tenho sua atenção quero RESSALTAR algo de extrema importância:
"Pastores e líderes são PESSOAS, não heróis. São HUMANOS e não 'deuses ou anjos'. Eles possuem sentimento, emoção e carecem das mesmas coisas que eu e você!"
Na maioria das vezes é muito mais fácil exigir coisas deles do que nos dispormos a ajudá-los. É mais confortável querer que eles nos deem tudo do que nos levantarmos para fazer algo por eles. É comodo não concordarmos e virarmos as costas no momento em que eles precisam (coisa que eles não fazem quando é você que precisa de ajuda).

Vejo e ouço inúmeros relatos desse tipo de acontecimento! 
Ao invés de ORAR e INTERCEDER pela suas lideranças, as ovelhas simplesmente, dão meia volta e procuram algo que as satisfaçam 'melhor'. 

Essas ovelhas ferem seus pastores que se empenham para cuidá-las. Essas ovelhas, depois que quebram uma aliança, nunca mais param de fazê-la. 
90% das pessoas que saem de suas Igrejas, não param por muto tempo em nenhum outro lugar! E mais da metade delas se desviam no decorrer dos dias. Pode acreditar! São dados igualmente alarmantes! 

Creio que você já entendeu o recado!
Por isso, não deixe de clamar a Deus por suas autoridades! O Inimigo é esperto, astuto e traiçoeiro! Quando ele quer acabar com um rebanho ele tenta atingir, primeiro, aquele que cuida do rebanho. Uma vez sem proteção, o rebanho está vulnerável e muito mais fácil de ser atingido!

CLAME. ORE. HONRE. INTERCEDA. AME!
Demonstre seu amor, respeito e cuidado para com a vida deles. Para que eles continuem fazendo a obra "com alegria e não gemendo", como diz a Palavra de Deus em Hebreus.

Aqueles que creem em Deus estão seguros. Aqueles que creem nos profetas de Deus -pastores, líderes espirituais- vão prosperar

O Inimigo não para de tentar contra a Igreja, mas cabe a nós resisti- lo! 

Você gostaria que virassem as costas pra você? Não? Então porque você não hesita em fazê-lo?

Aos pastores e líderes que porventura passam por esse tipo de situação de desanimo, angustia, decepção, exaustão... Quero deixar a minha palavra a vocês: O Senhor te confiou uma grande missão! O privilégio de poder servir o rebanho que é dEle e Ele mesmo é quem os capacita a lutar. Sei que como 'humanos', terão dias difíceis, mas vocês NÃO ESTÃO SOZINHOS! Há sempre um remanescente fiel que ora e intercede por vocês! Permaneçam firmes! A recompensa é grande! O galardão é eterno! Vale a pena prosseguir mesmo no vale da sombra da morte! (I Tm 5:17)

E que o Senhor abençoe as famílias daqueles que passaram por situações tão difíceis como essas, só Deus para entender a dor de cada um e consolar! Que Ele guarde o rebanho e nos faça crescer em discernimento para que possamos permanecer firmes e nos levantar contra toda armadilha e cilada do Diabo que tenta parar a Igreja de Jesus Cristo!

Deus abençoe! 




Nenhum comentário: