segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Dureza de Não Julgar Pela Aparência

Esses dias mesm,o papeando com minha mãe, eu disse: ‘Não devemos julgar o livro pela capa’ e no outro dia eu acabava de cair no que eu mesma tinha dito. Peguei uma poncã pra chupar e ela tava tão feinha... Ainda disse pro meu amigo: ‘Porque a mais feia é pra mim¿” Mas resolvi ficar com ela mesma, ainda bem. Imagina uma poncã ótima! No ponto certo! DELICIOSA! Era aquela poncã feinha que estava nas minhas mãos! E na hora lembrei do que eu e minha mãe conversávamos na noite anterior. Quando eu era criança tinha uma musiquinha que dizia assim: “Não julgue o livro pela capa antes de dar uma lida, o carro de cor mais bela não fará melhor corrida. “Não julgue a aparência, mais preste atenção; pois para conhecer alguém olhe sempre é o coração”, e não imaginava que ela me marcaria tanto.

Quando falamos sobre olhar o coração e não a aparência uma história Bíblica nos vem a mente... exatamente! A história de quando o profeta Samuel vai à casa de Jessé ungir o próximo Rei sobre Israel (I Sm 16:1). Samuel como todo ‘bom’ ser humano se encantou logo de cara com a aparência do filho mais velho de Jessé, Eliabe (I Sm 16:6) e mal havia acabado de pronunciar suas palavras o Senhor já lhe enviou a resposta, que não era exatamente a que o profeta estava esperando; como dizemos nos nossos dias ‘levou um toco’.

A resposta de Deus é bem direta; acompanhe comigo: “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.”

Fico imaginando a cara do profeta ao ouvir a resposta de Deus. Confesso que tenho vontade de rir imaginando a cara dele pensando se mais alguém teria ouvido aquilo!

Pois bem, acredito que a Palavra de Deus se renova sempre porque ela está recheada de princípios (ensinamento básico que se aplica há muitas áreas). Um princípio é uma base através da qual podemos nos moldar e crescer; são os ensinamentos básicos que levaremos nossa vida e ajustaremos nossos padrões. Sendo assim o princípio bíblico contido na história de Samuel se aplica hoje na história da poncã e se aplica a tudo que nos envolve. Não devemos julgar nada, NADA, pela aparência; por mais que seja difícil não fazê-lo.

Sei que você entendeu a importância de um princípio! Então, não escolha um livro pela capa e sim pelo conteúdo; não escolha uma escova de dentes pela cor e sim pelo benefício; não escolha uma pessoa pelo que ela veste e sim por quem ela é; não escolha alguém pelo que você acha ou pensa mas escolha segundo o que Deus tem e quer. Tenho amigos que nunca imaginei que seriam meus amigos e realmente não seriam eu tivesse deixado as aparências falarem mais alto. Já tive uma boa e uma ótima escova de dente...E já li muitos livros ótimos que tinham capas não muito atraentes. Escolha sempre pelo que Deus pensa...Ele tem os melhores pensamentos!

“Não se turbe quando as piores coisas acontecerem com você, creia em Deus como fez o salmista, como fez os amigos de Daniel e até o próprio Daniel! Como fez Abraão, José quando foi vendido pelos irmãos...todos eles tiveram desfechos incríveis em sua história por não julgar a situação pelo que parecia.”

Em outras palavras: quando te derem a poncã mais feia, não se desfaça dela...ela pode doce como nenhuma outra!

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”

II Co 4:17-18

5 comentários:

Alex Gusmão Web disse...

paz amados, me encontrei com seu post buscando bendita musiquinha que voce cita aqui ... nao julgue o livro ... nunca mais achei... pode ajudar???

Unknown disse...

Eu tb gostaria muito de lembrar do filminho pra crianças que tinha essa musiquinha!! Tb me marcou muito como criança

Igor Lima disse...

Também queria tanto encontrar a bendita música! Aliás queria encontrar todas as músicas da bendita fita cassete que eu tinha quando criança. 😣

Daphni disse...

Achei que fosse só eu que era marcada por essa musica, única coisa que lembro foi que vi a turminha legal de bonecos gigantes cantando ela no Colégio adventista

Daphni disse...

Corrigindo meu comentário anterior, achei a turminha que cantava, se chama nosso amiguinho.