segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Dureza de Não Julgar Pela Aparência

Esses dias mesm,o papeando com minha mãe, eu disse: ‘Não devemos julgar o livro pela capa’ e no outro dia eu acabava de cair no que eu mesma tinha dito. Peguei uma poncã pra chupar e ela tava tão feinha... Ainda disse pro meu amigo: ‘Porque a mais feia é pra mim¿” Mas resolvi ficar com ela mesma, ainda bem. Imagina uma poncã ótima! No ponto certo! DELICIOSA! Era aquela poncã feinha que estava nas minhas mãos! E na hora lembrei do que eu e minha mãe conversávamos na noite anterior. Quando eu era criança tinha uma musiquinha que dizia assim: “Não julgue o livro pela capa antes de dar uma lida, o carro de cor mais bela não fará melhor corrida. “Não julgue a aparência, mais preste atenção; pois para conhecer alguém olhe sempre é o coração”, e não imaginava que ela me marcaria tanto.

Quando falamos sobre olhar o coração e não a aparência uma história Bíblica nos vem a mente... exatamente! A história de quando o profeta Samuel vai à casa de Jessé ungir o próximo Rei sobre Israel (I Sm 16:1). Samuel como todo ‘bom’ ser humano se encantou logo de cara com a aparência do filho mais velho de Jessé, Eliabe (I Sm 16:6) e mal havia acabado de pronunciar suas palavras o Senhor já lhe enviou a resposta, que não era exatamente a que o profeta estava esperando; como dizemos nos nossos dias ‘levou um toco’.

A resposta de Deus é bem direta; acompanhe comigo: “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.”

Fico imaginando a cara do profeta ao ouvir a resposta de Deus. Confesso que tenho vontade de rir imaginando a cara dele pensando se mais alguém teria ouvido aquilo!

Pois bem, acredito que a Palavra de Deus se renova sempre porque ela está recheada de princípios (ensinamento básico que se aplica há muitas áreas). Um princípio é uma base através da qual podemos nos moldar e crescer; são os ensinamentos básicos que levaremos nossa vida e ajustaremos nossos padrões. Sendo assim o princípio bíblico contido na história de Samuel se aplica hoje na história da poncã e se aplica a tudo que nos envolve. Não devemos julgar nada, NADA, pela aparência; por mais que seja difícil não fazê-lo.

Sei que você entendeu a importância de um princípio! Então, não escolha um livro pela capa e sim pelo conteúdo; não escolha uma escova de dentes pela cor e sim pelo benefício; não escolha uma pessoa pelo que ela veste e sim por quem ela é; não escolha alguém pelo que você acha ou pensa mas escolha segundo o que Deus tem e quer. Tenho amigos que nunca imaginei que seriam meus amigos e realmente não seriam eu tivesse deixado as aparências falarem mais alto. Já tive uma boa e uma ótima escova de dente...E já li muitos livros ótimos que tinham capas não muito atraentes. Escolha sempre pelo que Deus pensa...Ele tem os melhores pensamentos!

“Não se turbe quando as piores coisas acontecerem com você, creia em Deus como fez o salmista, como fez os amigos de Daniel e até o próprio Daniel! Como fez Abraão, José quando foi vendido pelos irmãos...todos eles tiveram desfechos incríveis em sua história por não julgar a situação pelo que parecia.”

Em outras palavras: quando te derem a poncã mais feia, não se desfaça dela...ela pode doce como nenhuma outra!

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”

II Co 4:17-18

sábado, 6 de agosto de 2011

Dons Espirituais

Deus Concedeu dons espirituais a todos que receberam a Jesus Cristo, como Senhor e Salvador.

Cada pessoa recebe dos dons.

Uma lista dos dons está registrada em Romanos 12.6-8

“Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.”

Rm 12.6-8

Os dons Espirituais são:

*Profecia *Serviço *Ensino *Exortação *Contribuição *Administração *Misericórdia

A.Profecia

É uma palavra de assistência espiritual . A maior profecia é a Palavra de Deus exposta à igreja. Através da Profecia o Espírito Santo toca nos pontos sensíveis, revela o que está oculto, produz a convicção e a adoração, bem como o encorajamento e o estímulo à ação. A Profecia edifica, consola e exorta a igreja.

1 Co 14.2-5 2 Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios.

3 Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação.

4 O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.

5 Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também intercede para que a igreja receba edificação.

Ex 20.1-17 "Então, falou Deus todas estas palavras:Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo."

Moisés fala aquilo que Deus manda, para a edificação da igreja, então ele é um exemplo de Profecia.

Três pontinhos para saber se você tem o dom de Profecia.

Você tem que ter :

1) Forte senso do certo e do errado

2) Forte senso de justiça e imparcialidade

3) A verdade é extremamente importante.

B.Serviço

Tanto para a Palavra, como o serviço material da casa de Deus e o serviço dedicado aos líderes e aos irmãos. Esse don é maravilhoso, mas você num pode apenas servir e deixar tudo de lado, tem que ficar aos pés de Jesus, porque Ele é a nossa PRIORIDADE

Lc 10.40

Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.

Jesus repreendeu Marta, pois Maria escolheu a melhor coisa que era ficar aos pés de Jesus.. Mas mesmo sendo repreendida Marta era um exemplo de mulher que tinha o dom de Serviço.

Três pontinhos para saber se você tem o dom de Serviço :

1) Observa tarefas que precisam ser feitas e procura oportunidades para servir

2) Realiza tarefas que outros não querem fazer

3) Focalizado na tarefa.

Mesmo que Jesus repreendeu ela tinha o dom do serviço.

C.Ensino

Ensino é a palavra que Deus dá, sempre em harmonia com a Bíblia, que nos traz luz, orientação e nos faz crer de forma correta. Pode se manifestar através da pregação, da profecia manifestada à igreja, de visões, de sonhos, etc.

Se você quer saber, a maioria das cartas do Novo testamento foi escrita por Paulo.

Fp 3.4-7 "Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Isso é o que Paulo tinha de conhecimento para poder ensinar aos outros.

Três pontinhos para saber se você tem o dom Ensino :

1) Demonstra interesse sempre fazendo perguntas. Questionador

2) Gosta de explicar aos outros como fazer as coisas

3) Sempre buscando respostas.

D.Exortação

Capacidade dada pelo Espírito de desafiar ou fazer um apelo; como também conciliar e encorajar.

I Sm 22.1-2 "Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele. Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens."

Davi tinha o dom de exortação, via o problema dos outros... Desses homens ele fez uma grande exercito de valentes.

Três pontinhos para saber se você tem o dom de Exortação :

1) Percebe o problema dos outros

2) Encorajador

3) Desejo de ver outros sendo bem-sucedido (prospero).

E.Contribuição

É dar uma parte daquilo que possuímos, compartilhamos com outros, com singeleza, sinceridade e generosidade.

At 4.36-37 "José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, levita, natural de Chipre, como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos."

Barnabé vendeu e deu tudo o que tinha.

Três pontinhos para saber se você tem o dom de Contribuição:

1) Sensível às necessidades do próximo

2) Está constantemente repartindo ou doando

3) Deseja que outros sejam mais abençoados do que ele mesmo.

F. Administração

Manifestação para cumprir a posição de liderança ou de administração para dirigir os negócios de uma congregação e liderar espiritualmente.

Ne 13.30-31 "Limpei-os, pois, de toda estrangeirice e designei o serviço dos sacerdotes e dos levitas, cada um no seu mister, como também o fornecimento de lenha em tempos determinados, bem como as primícias. Lembra-te de mim, Deus meu, para o meu bem."

Ele foi um homem que liderou bem, distribuiu os serviços aos sacerdotes e levitas para poderem reconstruir o muro de Jerusalém.

Três pontinhos para saber se você tem o dom de Administração:

1) Organizador

2) Realiza Projetos

3) Gosta de liderar outros.

G. Misericórdia

É ajudar ao próximo de forma prática, graciosa e compassiva. Envolve o cuidado dos necessitados, dos enfermos, dos famintos, dos nus e dos encarcerados.

Lc 10. 33-35 "Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar."

Ele sentiu compaixão daquele homem, do homem que estava sofrendo.

Três pontinhos para saber se você tem o dom de Misericórdia:

1) (Sente) Sensibiliza-se com a dor do outro

2) Pode chorar quando outros são disciplinados

3) Consolador e Compassivo.

Temos que ser sensíveis, estar abertos, não duvidar, para que Deus manifeste os seus dons.

Cremos na vida do Espírito de Deus na Igreja porque os dons já estão no nosso espírito esperando para que Deus os manifeste.

Deus manifesta os seus dons no meio dos louvores da igreja, no meio da adoração, nos momentos de oração e profunda comunhão do Corpo de Cristo.


by: Renata Galvão