sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A Lei da Fé


Rm 16:25-27 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos, e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações, ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!’

Para que nossa Fé seja motivada e fortalecida a cada dia devemos observar e palavra >‘Obediência’.

Nossa OBEDIÊNCIA a Palavra do Senhor é o que mantém firme a nossa FÉ. Se obedecermos a Sua Palavra, damos credibilidade a ela, a benção repousa sobre nós. Obedecer é uma atitude de Fé!

Só obedeceremos a Deus se CONFIARMOS n’Ele.
Ninguém pode dizer que tem fé em Deus sem obedecer aos seus mandamentos.

Gl 3:23-29 ‘Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio. Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa. ’

‘a lei nos serviu de aio’
AIO era alguém de confiança ou escravo que cuidava, ensinava e educava as crianças livres, ou seja,
A Lei de Deus nos serviu de ‘EDUCADORA’ até que fossemos redimidos por meio do sangue de Jesus Cristo. Filhos de Deus, tendo Jesus como o Primogênito, não precisamos mais do AIO sobre as nossas vidas, passamos agora de justificados pela Fé, para vivermos PELA FÉ EM Jesus.

A FÉ não está condicionada ao que vemos nem ligada à razão humana.
Hb 11:1 ‘Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. ’

A Fé está direcionada ao que Deus fez por nós através de Cristo Jesus.
Rm 10:17 ‘E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.’

A Fé é CRER que o que Deus disse, Ele vai CUMPRIR!
ITs 5:24 ‘Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.’

À medida que cremos é a medida da nossa FÉ.
Rm 12:3 ‘Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. ’

Essa medida que nos é dada pode ser sempre assim, ou podemos permitir que ela cresça.
IITs 1:3ª ‘Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira. ‘

Para que nossa Fé aumente precisamos BATALHAR!
Jd 3 ‘Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.’

Cada um de nós recebe a SEMENTE de FÉ e torna-se responsável pelo desenvolvimento dessa semente. Precisamos aprender a DESENVOLVER a nossa Fé.
Essa semente, à medida que a cultivarmos, produzirá frutos.
Por isso que vemos pessoas com ‘mais fé do que outras’. A verdade é que uns cultivam melhor que outros e o que recebemos de Deus, está diretamente ligado à medida do quanto temos batalhado pela nossa fé.

Diferentes níveis de Fé:
Mt 15:28 ‘Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã. ’

Lc 7:9 ‘Ouvidas estas palavras, admirou-se Jesus dele e, voltando-se para o povo que o acompanhava, disse: Afirmo-vos que nem mesmo em Israel achei fé como esta. ‘

Mt 14:31 ‘E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? ’

Mt 16:8 ‘Percebendo-o Jesus, disse: Por que discorreis entre vós, homens de pequena fé, sobre o não terdes pão? ’

É importante, também, falarmos sobre FÉ, pois ela é a LINGUAGEM de Deus.
Hb 11:6 ‘De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. ’

Recebemos a GRAÇA, mediante a FÉ.
Ef 2:8-9 ’Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.’

A FÉ funciona como uma porta de entrada para o nosso relacionamento com Deus.
Rm 10:9-11 ‘Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. ’

Nossa Fé na obra Redentora de Jesus, O Cristo, faz com que sejamos JUSTIFICADOS e SANTIFICADOS.

Rm 5:1Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. ’

Hb 10:10 ‘Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.’

ICo 6:11 ‘Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.’

A FÉ nos torna LIVRE. Livre para CRER!
Jo 8:36 ‘Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.’

Aquele que crer receberá essa semente de poder para fazer grandes coisas por meio da Fé em Cristo Jesus!

Nunca perderemos por CRER e REGAR nossa SEMENTE de FÉ.


Louve


'O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei. O SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome.'

Ex 15:1-2