terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Atitudes Corretas em Tempos de Crise


Ex 14:13-15Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis. Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.’

Nesse ponto da história o povo vivia um tempo de crise! A circunstância é delicada, o momento é tenso... Aparentemente eles estão em um beco sem saída...

E é a partir desse drama que Deus nos ensina a ter atitudes corretas que nos farão passar ilesos por qualquer crise que possamos enfrentar!

LANÇAR FORA O MEDO
O medo é uma arma perigosa nas mãos do Inimigo. A fé exige coragem! Coragem para se arriscar independentemente das circunstâncias.

IJo 4:18 ‘No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.’

Rm 8:15 ‘Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.’

Sl 118:15-17 ‘Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas. A destra do SENHOR se eleva, a destra do SENHOR faz proezas. Não morrerei; antes, viverei e contarei as obras do SENHOR.’

O medo nos paralisa e nos faz perder a guerra sem ao menos termos lutado. Devemos CRER somente, pois isso nos basta! Crer abre as portas para que o Senhor intervenha em nosso favor.
Temos um Deus que sempre age em favor daqueles que clamam por Seu Nome! E não importa quanto tempo leve atalhos não resolvem nada e sempre valerá a pena ESPERAR em Deus!

Sl 40:1-3 ‘Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.’

Sl 27:13-14 ‘Eu creio que verei a bondade do SENHOR na terra dos viventes. Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.’

Tg 5:7-11 ‘Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas. Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.’

  
NOS CALAR E CONFESSAR AS PROMESSAS

A murmuração daquele povo estava desesperando-os e atraindo derrota. Murmurar é descrer, desacreditar, daquilo que é uma promessa. É diferente uma pessoa falar alguma coisa para ajudar a solucionar um problema e falar apenas para demonstrar um descontentamento e esse segundo caso é o que caracteriza a murmuração.

Murmurar é culpar algo ou alguém pelos seus problemas. E é por isso que Deus diz: ‘...e vos calareis’, murmurar é algo sem sentido que não ajuda em nada! De maneira simples: ou você declara as promessas, ou não abre a boca! O Exterminador entra em nossas vidas quando colocamos nossa murmuração em foco.

Jo 6:43 ‘Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós.’

ICo 10:10 ‘Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.’

Fp 2:12-15 ‘Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo,’

É por isso que em momentos de CRISE nossa boca deve proclamar as PROMESSAS, elas nos fazem manter o foco ajustado e funcionam como uma injeção de ânimo para que continuemos firmes, sem vacilar.

As promessas são pensamentos de vitória que Deus tem a nosso respeito.

Hb 11:1 ‘Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.’

Hb 10:23 ‘Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.’

IITs 3:3 ‘Todavia, o Senhor é fiel; ele vos confirmará e guardará do Maligno.’

IITm 1:12 ‘E, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.’

DIZE AO POVO QUE MARCHE!

Tome atitudes que motivem a sua FÉ!

Nossas atitudes devem corresponder a nossa fé.
Tg 2:20 ‘Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?’

Se cremos tomamos atitude,  independente do que está a nossa frente.
Tg 2:26 ‘Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.’

O problema é que muitos acham possível vestir uma máscara de Fé... Mal sabem que quando a provação vier não haverá mascará que os sustentem!
Lc 8:13 ‘A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.’
ITm 1:5 ‘Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.’

A Bíblia não nos autoriza a retroceder!
Hb 10:38-39‘Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.’

Retroceder JAMAIS! Marchar é o único jeito de alcançar a concretização da PROMESSA!


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ser Discípulo


Discípulado

Aprendizado Progressivo
§  Precisa ser Estilo de Vida

Analisando João 17 vamos ver quais os efeitos do discipulado, ou seja, para que você precisa ser discipulado:

·         Conhecer a Deus em profundidade
vs 3; 25 e 26
´´E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste... Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.``

·         Santificar-se na verdade
vs 17
´´Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.``

·         Guardar a Palavra de Deus
vs 6
´´Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.``

·         Firmar-se na fé e na comunhão
vs 12-16
´´Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos. Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou.``

·         Crescer em unidade e amor
vs 20- 26
´´Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.``

·         Ser enviado para frutificar
vs 18
´´Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.``

ð  Pergunta:
Quais os imperativos na vida de um discípulo?

§  Imperativo é aquilo que exprime mando, que ordena algo.
Então podemos entender a pergunta da seguinte maneira

·      O que um discípulo deve seguir para sua vida; qual ordem ele deve seguir ?

ð  Dar Frutos
´´Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.``
Jo15:8

ð  Ter e Viver o Amor
´´Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.``
Jo 13:35

ð  A Palavra
´´Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos.``
Jo 8:31

Ø Em suma:
*      Ser DISCÍPULO implica em passar- Lhe o total controle de todas as áreas  da sua vida. A Palavra de Deus torna-se a base para seus sentimentos, vontades, relacionamentos, reações, projetos e direção pessoal.

É importante ressaltar que quem decide ser discípulo, precisa ter intimidade com seu mestre, precisa conhecer sua vida, aprender sobre seus ensinamentos, gastar tempo escutando, observando, analisando, saber o ele pensa, entender como ele age e reage, quais anseios ele tem, quais são os alvos, objetivos, metas e o que ele tem para você!
Sendo discípulo de Jesus o que você precisa fazer para frutificar?

§  João 12:24-26 nos ensina:
´´Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.``

§  Qual é o resultado da busca por intimidade?
´´A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.``
Sl 25:14

§  Qual importância do discípulo conhecer a Palavra?
´´Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.
Mt 22:29

§  Qual é o resultado da Palavra na vida de um discípulo?
´´ Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos.``
Jo 8:31

´´Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente.``
Jo 8:51

´´Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.``
Jo 14:23

ð  Promessas para um verdadeiro discípulo:
§  Promessa de Paz:
II Ts 3:16
´´Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor seja com todos vós.``

Mesmo em meio às aflições:
Jo 16:33
´´Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo.``

§  Promessa do Espírito Santo:
Jo 14:26
´´Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.``

At 1:5 e 8
´´Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.``

Ser um DISCÍPULO não é tarefa fácil! Mas é recompensador!