"Não que eu já tenha alcançado tudo isso, ou seja perfeito; entretanto, vou caminhando, buscando alcançar aquilo para que também fui alcançado por Cristo Jesus." Fp 3:12
quinta-feira, 29 de março de 2012
Continue Respirando
Arrependimento
segunda-feira, 26 de março de 2012
quarta-feira, 21 de março de 2012
Os Evangelhos
v "Jesus confirmou a promessa, renovou a aliança, cumpriu as profecias e trouxe-nos a salvação. Nele a história alcançou o seu ápice. Ofereceu um sacrifício perfeito, que foi aceito pelo Pai. Tornou-se sumo sacerdote sobre à casa de Deus e assentou-se à sua direita. O profeta semelhante a Moisés foi erguido sobre a Terra. O Filho de Davi foi entronizado, inaugurando o reino de Deus. O Filho do Homem recebeu domínio das mãos do Eterno. O Servo do Senhor, moído pelas transgressões do seu povo e tendo levado o pecado de muitos, consumou o propósito divino. Viu a luz após o sofrimento de sua alma, e agora está exaltado, recebendo louvor e glória.”
Quem é Jesus e o que Ele veio fazer?
É disso que os Evangelhos tratam. Eles apresentam a história de Jesus e sua missão! Bem como seus ensinamentos e seu plano divino.
Palavra quem vem do grego ‘ euangelion’ ; uma palavra composta pelo adjetivo eu, ‘bom’, e ‘angelion’, que é mensagem ou notícia. Evangelho são as BOAS-NOVAS .
Datas dos registros
Acredita-se que o Evangelho de Marcos tenha sido o primeiro, datando entre os anos de 65 e 70. Seguido de Mateus e Lucas, que foram escritos na metade da década de 80 e o Evangelho de João, por volta de 90.
Estruturados
Engana-se quem pensa que, os Evangelhos são relatos ‘ ao vento’. Ao contrário, os Evangelhos são estruturados e claros, uma narrativa sofisticada. Cada um pode ser dividido em duas partes. A primeira relata o ministério público de Jesus- parábolas, sermões, ensinos. A segunda traz Jesus, seus discípulos- relata prisão, crucificação, ressurreição, a instituição da ceia e sua ultima mensagem aos discípulos.
4 Evangelhos
Muitos gostam de debater o fato de que os Evangelhos apresentam diferenças entre eles. O que essas pessoas esquecem de analisar é que eles aparentam ser diferentes, principalmente, porque seus autores escreveram para públicos diferentes. Cada um tinha um público, um povo, alvo diferenciado, e por isso escolheram enfatizar alguns aspectos da vida de Jesus.
Marcos, por exemplo, dirigiu seu Evangelho aos cristãos perseguidos em Roma.
Mateus escreveu para judeus crentes, querendo mostrar que Jesus era, realmente, o Messias esperado.
Quando Lucas redigiu, seu Evangelho, ele estava olhando para os cristãos gentios, e por isso relata Jesus como o Salvador da humanidade;
enquanto que João apresenta a parte mais teológica, uma analise de Jesus como o ‘ Verbo que se fez carne’.
De acordo com seus escritos, os Evangelhos apresentam de Jesus de maneiras a destacar um aspecto que vai de encontro ao que o povo alvo estava esperando. O emprego desses símbolos foi mais comum no passado, mas ainda hoje nos ajuda a compreender melhor a intenção e qual aspecto será abordado no Evangelho que leremos.
Mateus_ Jesus como REI. É representado por um homem. Começa com a genealogia de Jesus, sua descendência por parte de Davi.
Marcos_ Jesus como HOMEM. É representado por um leão, que simboliza o poder de Jesus.
Lucas_ Jesus como SERVO. É representado pelo boi. A intenção era mostrar que Jesus iria se oferecer como o sacrifício perfeito, sua morte expiatória por nós.
João_ Jesus como DEUS. É representado pela águia. É o Evangelho que enfoca na divindade de Jesus, o Verbo encarnado.
"E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir."
Dt 17:19
OBS: O que quer dizer: Evangelhos Sinóticos?
Diz-se ‘ sinóticos’, pela semelhança contida nos relatos. ‘Sinóticos’ deriva da palavra ‘synoptos’, syn que quer dizer ‘ junto com’ e optos que é ‘vendo’. Os Evangelhos sinóticos são: Mateus, Marcos e Lucas.
terça-feira, 20 de março de 2012
Jeremias 29:11
quinta-feira, 15 de março de 2012
A Cruz
A cruz não prova apenas o amor generoso de Deus para com os pecadores, mas também a intensidade do nosso pecado e de nossa rebelião contra Ele.
A cruz calou o homem quanto à graça e o juízo. Pôs abaixo todas as ‘divisórias’, e deixou o mundo repleto de pecadores indefesos, tremendo, à beira do inferno. Todo esforço que puderem empreender por si mesmos será tão somente a negação da graça divina que se inclina para abençoá-los onde e como estiverem.
A cruz expõe a futilidade de nosso sentimento de superioridade moral e faz-nos recordar que somos pecadores incapazes de efetuar nossa reconciliação com Deus.
“Se você deslocar a fé desse centro (a cruz), você pôs o prego no caixão da Igreja. A Igreja é então sentenciada à morte, e é só questão de tempo até que venha a falecer. A Igreja só pode viver e respirar na cruz. Sem isso não há vida ou razão para existir. Ela é o poder de Deus para a salvação.”
Na cruz a santidade inexorável colidiu com o amor para a mútua satisfação de cada característica. O sangue se foi, mas a cicatriz permanece como lembrança de nosso pecado e de sua graça. Ninguém experimentará o favor eterno de Deus se desviar-se da cruz. Ela é o cerne de nossa mensagem e o coração de nosso poder para combater as trevas invasoras. A soberania demonstrada por Cristo na cruz é uma nova soberania. Destruiu para sempre a lei do mais forte. Humilhou a petulância do falso heroísmo. Envolveu com uma dignidade que não perece a integridade do sacrifício. Deixou claro para o coração puro que a prerrogativa da autoridade é servir de forma mais abrangente. O Rei divino adquiriu domínio eterno ao morrer.
Is 53:4-5 “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”
Jesus é capaz de salvar todos os que optarem por crer. Suas feridas foram à prova de seu amor. “Hoje o coração de Deus é uma ferida de amor aberta. Ele sente dor com o nosso distanciamento e se preocupa. Lamenta por não nos aproximarmos dele. Chora ao ver nossa obsessão por querer mais e mais. Entristece-se por termos esquecido-se dele. Anseia pela nossa presença junto a Ele.” Ele foi preso por mim, ferido por mim, rejeitado por mim e surgiu em novidade de vida por mim.
Na cruz chegamos ao fim de uma busca egoísta e rejeitamos pra sempre a noção de somos dignos de cooperar com Deus em nossa salvação.
Baseado no Livro: ‘Os Brados da Cruz’; Brennam Benning
terça-feira, 13 de março de 2012
Experimente parar de 'saber' e começar a VIVER como alguém que CRÊ!
Chamado
Fui escolhido
Como profeta desta geração
Com amor e paixão
Renderei meu coração
Com o Senhor vou subir
Meu propósito irei cumprir
Minha herança eu terei
Liberdade apregoarei
O Brasil vai ouvir
Eu vou possuir
Não me intimidarei
Essa terra conquistarei
A tocha do Espírito, vou levar
Esta nação incendiar
Então entoarei este louvor:
‘No Senhor sou mais que vencedor’
O Brasil vai ouvir
Eu vou possuir
Vou avançar e conquistar
Custe o que custar
O Brasil vai ouvir
Sim, eu vou possuir
Bem forte bradarei
Os inimigos vencerei
segunda-feira, 12 de março de 2012
Hebreus 4:12
Revelação, Inspiração e Autoridade
sexta-feira, 9 de março de 2012
O Tema da Bíblia
A Bíblia apresenta um único tema de Genesis a Apocalipse:
A mensagem da Bíblia é a de que Jesus Cristo é o Messias anunciado pelos profetas e reconhecido pelos apóstolos.
Ele foi enviado por Deus para morrer por nossos pecados, para nos justificar e salvar, bem como para nos reconciliar com o Deus Pai.
At 10:34-43 "
Sermos salvos
I Tm 2:3-6 "
Promessa de Sua vinda
II Sm 7:12-16 "Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens. Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre."
Cumprimento da profecia
Lc 1:31-32 "Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim."
Lc 22:20 "Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós."
terça-feira, 6 de março de 2012
Alegria. Louvor. Fé. Oração.
Aquele Momento...
"Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teusdesígnios serão estabelecidos." Pv 16:3